fbpx

Você sabe tudo sobre tênis? Veja cinco curiosidades.

O tênis é um esporte praticado em milhares de locais diferentes, por milhões de pessoas, seja por diversão ou competição. Esse esporte foi elaborado na Inglaterra, por volta de 1870, como um descendente direto do jeu de paume (jogo de palma, em tradução livre do francês).

Originalmente jogado com as mãos, o tênis se transformou no que é nos dias atuais devido à invenção da raquete, no século 16, e ao sistema de contagem de pontos hoje utilizado.

Você sabia que a maioria dos estudiosos acredita que o termo “tênis” deriva do francês “Tenez!”, que se equivale à expressão “lá vem!”, dita pelos jogadores aos seus oponentes no momento do início da jogada?

Não? Então continue lendo e fique por dentro de mais cinco curiosidades históricas:

#1 A partida mais longa
O jogo de tênis mais demorado da história levou 11 horas e 5 minutos para ser completado. Foi disputado entre John Isner e Nicolas Mahut. Ao fim, o ganhador foi Isner, com o placar de 6/4, 3/6, 6/7 (7–9), 7/6 (7–3) e 70–68 (set final, outro recorde). Esse recorde dificilmente vai cair, já que o quinto set longo agora só persiste em Roland Garros. A Copa Davis extingiu os cinco sets, o US Open e Australian Open usam o tiebreak e até mesmo Wimbledon reduzirá o quinto set para o máximo de 25 games a partir deste ano.

#2 Gavião protetor dos céus de Wimbledon
O All England Lawn Tennis and Croquet Club, entidade particular que organiza o torneio de Wimbledon, tem um gavião-asa-de-telha posicionado no local a fim de manter o céu livre de pombos. E o melhor, o gavião Rufus chega a mais de 10.000 seguidores no Twitter

#3 Gemidos? Não no tênis!
Um jogador de tênis seria capaz de emitir ruídos que se assemelham a um avião aterrissando? Acredite que sim. Em 2005, o árbitro geral de Wimbledon Alan Mills declarou ao Sunday Times que os ruídos atrapalham os jogadores silenciosos. A russa Maria Sharapova, por exemplo, emite gemidos de até 100 decibéis!

Assistir a Sharapova jogando, sem dúvidas, seria uma imersão no mundo do tênis. Os fanáticos pelo esporte utilizam de fóruns e vídeos para comentar a performance da jogadora. Há também jogos temáticos que simulam muito bem o que são os barulhos ouvidos durante as partidas, como é o caso das loterias voltadas para o tênis.

#4 Amarelo ou verde?
A Federação Internacional de Tênis autoriza apenas duas cores para as bolas de tênis: branca, hoje em desuso, e a amarela, que foi introduzida no começo dos anos 1980 e se tornou o padrão dos torneios profissionais. Mas uma recente pesquisa no Twitter mostrou que 52% das 30 mil pessoas votantes dizem que a bola na verdade é verde e apenas 42% a consideram amarela.

#5 Saque mais rápido… e o mais lento
O saque de maior velocidade, conforme registrado pela ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), foi dado em 2012 por Samuel Groth e atingiu, acredite, 263 km/h! Esse marco ocorreu no torneio de Busan, na Coreia do Sul. Já entre as mulheres, foi Sabine Lisicki a responsável pelo saque de 211 km/h, em 2014, durante o torneio de Stanford, nos Estados Unidos.

Mas qual teria sido o saque mais lento? Não há uma lista oficial, mas acredita-se que seja o que a italiana Sara Errani deu durante o torneio de Roland Garros de 2013, que atingiu apenas 79 km/h!

Fonte: https://tenisbrasil.uol.com.br/noticias/67450/Voce-sabe-tudo-sobre-tenis-Veja-cinco-curiosidades/

Compartilhar
Sem comentários
Comentar
Nome *
E-mail*

WhatsApp chat