fbpx

Raquete de tênis: 5 dicas para mantê-la em perfeito estado

Veja como cuidar do armazenamento, corda, grip e grommets de sua raquete de tênis

Cuidar bem da sua raquete de tênis é decisivo para que você tenha um melhor desempenho em quadra, principalmente nos torneios.

As trocas das cordas e do grip são consideradas fundamentais para uma manutenção correta. Também é necessário falar na substituição dos grommets, protetores das cordas. A tudo isso deve se somar um armazenamento adequado da sua raquete de tênis quando não está em uso.

Armazenamento da raquete de tênis

O local de armazenamento conta muito! É extremamente importante que o tenista jamais deixe sua raquete em um ambiente muito quente ou exposta ao sol por muito tempo. Mesmo dentro da raqueteira ou porta-malas do carro, o calor em excesso faz muito mal à raquete, podendo chegar até a quebrá-la.  Por isso, na próxima vez que for comprar uma raqueteira, não hesite em investir em uma thermobag. Ela permitirá que a sua raquete permaneça com a temperatura ideal sempre que armazenada, sem dor de cabeça ou surpresas desagradáveis.

Cordas para a raquete de tênis

Mesmo que você não as arrebente, o uso frequente da mesma corda por um longo período de tempo compromete o seu desempenho, uma vez que elas vão relaxando e perdendo a tensão. Todas as propriedades iniciais contidas nela acabam ficando enfraquecidas e por tal razão, ela passa a ter um desempenho pior. Expulsar demais a bola e dificuldade de realizar batidas com efeitos de top spin são alguns exemplos da queda de desempenho. Faremos em breve um texto com os tipos de corda disponíveis, suas características e a frequência ideal para serem trocadas.

Outro fator importante para a boa conservação das cordas é a temperatura, que pode influenciar bastante no relaxamento delas. Mais um motivo para adquirir uma raqueteira thermobag!

Grip para o cabo da raquete de tênis

É muito importante que o cabo, local onde o jogador segura a raquete, seja confortável e não escorregue no meio de uma batida. Um grip em mal estado pode causar bolhas e calos nas mãos de forma muito rápida. Estes são alguns dos principais motivos pelo qual se deve trocar o grip regularmente. Não existe uma regra para a frequência de troca de grip. O ideal é que ele seja trocado sempre que o tenista sentir incomodo ou que esteja escorregando.

Grommets para a raquete de tênis

Sabe aquele plástico ao redor da cabeça da raquete, que envolve a corda, protegendo-a? É o grommets. É ele o principal responsável por fazer a raquete permanecer intacta com o impacto da bola. Se o seu estiver em mau estado, é aconselhável trocar, pois o mínimo de impacto poderá quebrar o seu quadro.

Uma boa dica para prolongar a vida útil do seu grommets é passar uma fita autocolante de proteção sobre eles.

Paciência com a raquete de tênis

As raquetes são feitas, em geral, de materiais como alumínio e grafite. Apesar de resistentes, possuem limites de colisões. Constantes batidas no chão ou até uma única batida mais forte podem causar deformações que prejudicam seu desempenho, podendo até quebrar a raquete, tornando-a inutilizável. Por isso, quando perder um ponto, não jogue a raquete no chão, a culpa provavelmente não é dela, mas sim de quem a está segurando…

Como vimos, a boa conservação da raquete de tênis não serve apenas para mantê-la bonita e em bom estado para uma venda futura. O cuidado ideal faz sim diferença no jogo!

Fonte:http://blog.rakete.com.br/raquete-de-tenis/

Compartilhar
Sem comentários
Comentar
Nome *
E-mail*

WhatsApp chat