fbpx

Telefone: (11) 3871-9555 |  WhatsApp: (11) 95070-7660

 

Avaliação Física

Bem-estar

Saiba mais sobre a Avaliação Física.

 

O processo de avaliação física pode ser realizado basicamente com dois objetivos: avaliar a aptidão física relacionada a saúde ou avaliar a aptidão física relacionada ao desempenho esportivo.

Os componentes da aptidão física relacionada a saúde que devem ser verificados em uma avaliação física são: aptidão cardiorrespiratória, capacidade músculo – esquelética (força e resistência musculares), composição corporal e flexibilidade, além da avaliação postural.

Associando a identificação de parâmetros pessoais de cada um com todas as outras variáveis, conseguimos descobrir uma ou mais atividades prazerosas para que o indivíduo com elas se identifique, e alcance os objetivos pretendidos sem ser contrariado.

Além disso, as avaliações devem ser periódicas e sucessivas, permitindo uma comparação para que possamos acompanhar o progresso do avaliado com precisão, sabendo se houve evolução positiva ou negativa. Dessa forma, é possível reciclar o programa de treinamento e estabelecer novas metas.

Objetivos da avaliação da aptidão física em tais programas são

– Fornecer dados que irão auxiliar na prescrição de exercícios;
– Permitir a avaliação da evolução do programa de exercícios dos indivíduos;
– Motivar os participantes estabelecendo metas possíveis de serem alcançadas;
– Educar os participantes sobre os conceitos de aptidão física e sobre seu corpo;
– Identificar possíveis riscos.

A avaliação física consiste em

Avaliação aeróbia: (VO2 máx, frequência cardíaca, limiar anaeróbio e pressão arterial).
A avaliação aeróbia determina o estado funcional dos sistemas cardiovascular, respiratório e muscular. A mensuração da aptidão cardiorrespiratória é uma prática comum, adequada para fornecer os dados de prescrição do programa de exercícios, como também proporcionar uma coleta de dados iniciais para acompanhamento, permitindo a avaliação do progresso dos alunos.

Composição Corporal (Dobras Cutâneas)

Identifica a quantidade de massa magra (ossos, músculos, água e tecido) e de massa gorda (gordura) obtendo dados mais preciso sobre o aumento ou a diminuição do peso corporal.

Flexibilidade

Fundamental por ser responsável pelo aumento da quantidade e qualidade dos movimento e melhorar a postura corporal, diminuindo os riscos de determinadas lesões, a avaliação da flexibilidade é imprescindível, pois não é adequado pessoas com diferentes amplitudes de movimentos participares de um mesmo programa.

Avaliação Neuromuscular

A resistência muscular é base para qualquer outra capacidade física. Visa a manutenção de saúde ou melhora de performance. Independente do objetivo, é importante obter valores elevados de classificação. São avaliados duas capacidade física do aluno: força de abdômen (abdominal-rep./min.), força de braço (flexão de braço-rep./min.).

Dados Antropométricos – Perimetria

A perimetria estuda e avalia as medidas de circunferência, tamanho e proporções do corpo humano. A avaliação apresenta informações valiosas, principalmente a existência de desequilíbrio entre os segmentos esquerdo e direito, informação importante que auxilia o profissional da área de treinamento a elaborar o melhor programa de trabalho.

Avaliação Postural

Postura é o estado de equilíbrio entre músculos e ossos com capacidade para proteger as demais estruturas do corpo humano de traumatismos, seja na posição em pé, sentado ou deitado. A avaliação da postura tem como finalidade possibilitar a pessoa ser capaz de proteger ativamente seus segmentos móveis de lesões, dentro das condições de vida diária e profissional, seja no plano estático ou dinâmico.

WhatsApp chat